O mais novo meme da net é o vídeo de um neto de japoneses, defensor do liberalismo econômico, que infelizmente não alçou à popularidade em razão das ideias econômicas que defende, mas por haver respondido a Jean Wyllys [veja aqui]. O nome dele? Kim Kataguiri. Dono de uma excelente articulação e capacidade oratória, ele tem demonstrado segurança no que fala. Diante de Maria Lídia do Gazeta Goiás, ele foi firme em suas colocações [veja aqui].
O seu artigo na Folha de São Paulo [leia aqui], faz uma boa diagnose da política brasileira que tem se caracterizado por paternalismo e acomodação por exemplo. Daí, que socialistas, comunistas, liberais, ou qualquer outra posição política que se tome, a participação popular tem de ser efetiva. Do contrário a corrupção cresce a níveis insuportáveis como se tem visto aqui. Mas discordo que o liberalismo, ou qualquer outra posição, seja a solução para os problemas da nação.
Um fator a ser devidamente observado é que modelos são arquétipos, referenciais, e tão somente, quando transformados em paradigmas engessam a ação. O que quero dizer com isto? A história mostra que em um dado momento, que foi anterior a segunda grande guerra até as primeiras décadas do pós guerra, o socialismo russo funcionou. O próprio capitalismo teve de se remodelar sucessivas vezes. Daí minha discordância de que o liberalismo defendido por Kataguiri seja solução.
Outro ponto no qual coaduno com o autor é o de que a política brasileira com seus mais de trinta partidos políticos está para lá de doente. Não existe oposição real e a classe empresarial de fato aprendeu a tirar proveito da situação, de forma que nem entre eles se percebe real oposição ao modelo econômico que aí está.
Sobre Jean Wyllys, estava na hora de alguém com acesso à grande mídia dar o devido troco, em outras palavras o deputado colheu tarde os frutos de sua desonestidade intelectual, visto que em sucessivas ocasiões ele acusou evangélicos e católicos de serem propagadores de ideologias homofóbicas, criando o clima de guerra que se vê no cenário nacional. Todavia evangélicos não podem e não devem nutrir tamanhas expectativas em relação a Kataguiri.
Forte Abraço, Marcelo Medeiros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agradeço o seu comentário!
Ele será moderado e postado assim que recebermos.