Pesquisar este blog

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

JOEL - O PROFETA DO DERRAMAMENTO DO ESPÍRITO.




E, depois disso, derramarei do meu Espírito sobre todos os povos. Os seus filhos e as suas filhas profetizarão, os velhos terão sonhos, os jovens terão visões. Até sobre os servos e as servas derramarei do meu Espírito naqueles dias. Mostrarei maravilhas no céu e na terra, sangue, fogo e nuvens de fumaça. O sol se tornará em trevas, e a lua em sangue; antes que venha o grande e terrível dia do Senhor. E todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo, pois, conforme prometeu o Senhor, no monte Sião e em Jerusalém haverá livramento para os sobreviventes, para aqueles a quem o Senhor chamar Jl 2. 28-32. 

INTRODUÇÃO

É mais do que fato que este é o modo pelo qual conhecemos o profeta Joel. E isto, em função da citação que Pedro faz de sua profecia, bem como pela aplicação que o mesmo fez dos enunciados ao evento do pentecostes. Mas o fato é que se analisarmos, ou lermos atentamente o conteúdo de seus escritos veremos um teor muito mais abrangente do que profecias de derramamento de poder. 

O CONTEXTO

Pouco se sabe a respeito do profeta, ou mesmo do período de atuação ministerial do mesmo, e por um motivo bem simples, não há em seu livro uma única indicação de rei que nos permita situar o momento em que este exerceu seu ministério profético. A única indicação é uma praga de gafanhoto (Jl 1. 4 – 12). 
Porque subiu contra a minha terra uma nação poderosa e sem número; os seus dentes são dentes de leão, e têm queixadas de um leão velho Jl 1. 6. estas palavras extraídas em meio ao contexto acima descrito lançam sérias dúvidas e controvérsias, uma vez que existem elementos que nos induzem a pensar que NA VERDADE OS GAFANHOTOS, sejam uma alusão a um povo muito forte que invade o reino.

O fato tem por objetivo a conversão do povo, o que podemos ver nas palavras do próprio profeta. Cingi-vos e lamentai-vos, sacerdotes; gemei, ministros do altar; entrai e passai a noite vestidos de saco, ministros do meu Deus; porque a oferta de alimentos, e a libação, foram cortadas da casa de vosso Deus.Santificai um jejum, convocai uma assembléia solene, congregai os anciãos, e todos os moradores desta terra, na casa do SENHOR vosso Deus, e clamai ao SENHOR Jl 1. 13-14. 

O pedido de conversão, e de revisão das prioridades vem acompanhado de adesão interior e lágrimas acompanhadas de lamentação. As pessoas são convidadas à renúncia aos seus prazeres mais corriqueiros. 

Ainda assim, agora mesmo diz o SENHOR: Convertei-vos a mim de todo o vosso coração; e isso com jejuns, e com choro, e com pranto. E rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes, e convertei-vos ao SENHOR vosso Deus; porque ele é misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-se, e grande em benignidade, e se arrepende do mal.

Quem sabe se não se voltará e se arrependerá, e deixará após si uma bênção, em oferta de alimentos e libação para o SENHOR vosso Deus? Tocai a trombeta em Sião, santificai um jejum, convocai uma assembléia solene. Congregai o povo, santificai a congregação, ajuntai os anciãos, congregai as crianças, e os que mamam; saia o noivo da sua recâmara, e a noiva do seu aposento Jl 2.12-16. 

Se o povo atender ao apelo divino, Deus restituirá os anos que o devorador levou. É neste contexto que entram as promessas referentes ao derramamento do Espírito Santo sobre toda a carne. 

O DERRAMAMENTO DO ESPÍRITO SANTO

O derramamento do Espírito Santo foi predito já nos Escritos de Sabedoria. Salomão já dizia: A sabedoria clama lá fora; pelas ruas levanta a sua voz (....) Atentai para a minha repreensão; pois eis que vos derramarei abundantemente do meu espírito e vos farei saber as minhas palavras Pv 1. 20 – 23. Mas convêm-nos atentar para a promessa dentro do contexto da profecia de Joel. 

Depois disto

Após o arrependimento do povo e conseqüentemente após a restauração da sorte do mesmo. O derramar do Espírito Santo se dá após o ato de contrição do povo e em maio à restauração nacional do mesmo. Ao citar o mesmo texto, Pedro introduz a expressão “nos últimos dias”, dando a entender que o derramar do Espírito é um dom da era escatológica. Os últimos dias são inaugurados mediante a manifestação de Cristo, que se dá na plenitude dos tempos (Gl 4. 4, 5). Estamos vivendo nos últimos dias. 

O Espírito derramado sobre toda a carne

Nos tempos do Novo Testamento a presença do Espírito estava limitada a alguns poucos homens. Nestes Deus se manifestava exclusivamente com fins de emprego imediato, para uma função específica, e depois os deixava. Aqui o Espírito é prometido para todas as pessoas, das mais diferentes classes sociais e etnias. 

O sinal do profetismo ampliado ás demais pessoas

Atentemos que o profeta Joel afirma: os seus filhos e as suas filhas profetizarão, os velhos terão sonhos, os jovens terão visões. São meios de comunicação que Deus emprega para tornar conhecida a sua vontade aos homens. Deus falou a Arão e à Miriã: se entre vós houver profeta, eu, o SENHOR, em visão a ele me farei conhecer, ou em sonhos falarei com ele Nm 12. 6. Ele disse por meio do profeta Amós: Certamente o Senhor DEUS não fará coisa alguma, sem ter revelado o seu segredo aos seus servos, os profetas Am 3. 7. 

Os segredos de Deus, outrora revelados exclusivamente aos profetas, agora são revelados às pessoas sobre as quais o Espírito é enviado. É mediante este prisma que as palavras de Jeremias se tornam viáveis. E não ensinará mais cada um a seu próximo, nem cada um a seu irmão, dizendo: Conhecei ao SENHOR; porque todos me conhecerão, desde o menor até ao maior deles, diz o SENHOR (Jr 31. 34). 

Ao expor para os demais judeus, que a promessa era viável a todo quanto Deus chamasse, Pedro disse: Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe, a tantos quantos Deus nosso Senhor chamar (At 2. 39). 

Se a promessa também nos diz respeito, resta-nos apenas seguir o conselho de Pedro à multidão, que disse: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo (At 2. 38). 

EDB 2012 - 4º trimestre - Joel e o derramamento do Espírito Santo | Confira:http://ning.it/QDko2J




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço o seu comentário!
Ele será moderado e postado assim que recebermos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Créditos!

Por favor, respeite os direitos autorais e a propriedade intelectual (Lei nº 9.610/1998). Você pode copiar os textos para publicação/reprodução e outros, mas sempre que o fizer, façam constar no final de sua publicação, a minha autoria ou das pessoas que cito aqui.

Algumas postagens do "Paidéia" trazem imagens de fontes externas como o Google Imagens e de outros blog´s.

Se alguma for de sua autoria e não foram dados os devidos créditos, perdoe-me e me avise (blogdoprmedeiros@gmail.com) para que possa fazê-lo. E não se esqueça de, também, creditar ao meu blog as imagens que forem de minha autoria.