Pesquisar este blog

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Dia do abraço


Vi esta singela imagem no facebook. A postagem dizia que vinte dois de Maio é dia do abraço. Com isto me senti impelido a escrever sobre o assunto. Sim, porque o grande segredo do abraço não está no mero contato corporal, mas na energia afetiva que trazemos conosco, e que trocamos no momento do contato. O abraço mais gostoso que damos é aquele em que expressamos nossa alegria pela proximidade com a pessoa, e tantas outras coisas que as palavras não podem expressar. 
Se o beijo mais famoso da Bíblia é o da traição de Judas, o abraço mais famoso é o do Pai do Filho pródigo, que vinha pelo caminho ensaiando o que dizer para o Pai, mas teve toda sua retórica desarticulada pelo gesto do pai, que sem pedir explicações, sem fazer muitas exigências, tratou de abraçar o seu filho. O texto diz que o pai o fez por compaixão. Palavra que em nosso idioma expressa a dor que nos causa o mal alheio; comiseração, dor pena, piedade, mas que no idioma original, é mais do que isto, é um sentimento das entranhas. Este é o sentido de εσπλαγχνισθη (esplagchnestee) que expressa a motivação do abraço. 
Se temos no ano um dia destinado ao abraço, temos trezentos e sessenta e quatro, nos anos normais, e trezentos e sessenta e cinco, nos anos bissextos, para alimentar os nossos corações com sentimentos profundos e afetuosos por nossos irmãos. Afinal, Paulo disse aos irmãos de Filipo: Se por estarmos em Cristo, nós temos alguma motivação, alguma exortação de amor, alguma comunhão no Espírito, alguma profunda afeição e compaixão, completem a minha alegria, tendo o mesmo modo de pensar, o mesmo amor, um só espírito e uma só atitude 
Filipenses 2:1-2

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço o seu comentário!
Ele será moderado e postado assim que recebermos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Créditos!

Por favor, respeite os direitos autorais e a propriedade intelectual (Lei nº 9.610/1998). Você pode copiar os textos para publicação/reprodução e outros, mas sempre que o fizer, façam constar no final de sua publicação, a minha autoria ou das pessoas que cito aqui.

Algumas postagens do "Paidéia" trazem imagens de fontes externas como o Google Imagens e de outros blog´s.

Se alguma for de sua autoria e não foram dados os devidos créditos, perdoe-me e me avise (blogdoprmedeiros@gmail.com) para que possa fazê-lo. E não se esqueça de, também, creditar ao meu blog as imagens que forem de minha autoria.