Pesquisar este blog

terça-feira, 8 de abril de 2014

A salvação e a missão cristã

 
Neste último domingo tive a grata satisfação de rceber o convite para ministrar a Palavra de Deus em uma de nossas congregações, em um culto de missão. Ao meditar no texto que escolhi para pregar, pude perceber a profunda conexão que há entre o chamado para a salvação e a missão cristã, e o quanto isto é explicito em toda, mas em toda a Bíblia mesmo.
Posso começar pelo pai da fé, Abraão, que ao ser chamado por Deus, este lhe disse: em ti serão benditas todas as famílias da terra (Gn 12. 3 ACF), indicando com isto que o seu chamado individual teria consequências universais. Paulo, mesmo entendeu que tendo a Escritura previsto que Deus havia de justificar pela fé os gentios, anunciou primeiro o evangelho a Abraão, dizendo: Todas as nações serão benditas em ti. De sorte que os que são da fé são benditos com o crente Abraão (Gl 3. 8, 9 ACF).
Ao exemplo de Abraão, ainda pode ser somado o de José, cujo sonho em nada lembra as aspirações individualistas dos tempos modernos, mas que eram um sinal claro da parte de Deus que os fatos estavam sendo conduzidos de forma tal, para que uma vez este nomeado grão vizir no Egito, toda a sua família viesse a ser preservada.
Ao ler o Evangelho percebo Jesus chamando as pessoas ao arrependimento (Mt 4. 17), mas em meio ao chamado para a mudança de mente, Jesus lhes diz: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens (Mt 4. 19 ACF). E qual foi a resposta dos discípulos? Eles deixaram logo as redes, seguiram-no (Mt 4. 20). O último exemplo a que gostaria de recorrer é o de Paulo de Tarso, antes Saulo, ou Saul. Quando Cristo aparece para este no caminho de Damasco, ele já tinha em mente o chamado de Paulo. Tanto, que ao revelar para Ananias o chamado de Paulo à salvação, Deus lhe disse: este é para mim um vaso escolhido, para levar o meu nome diante dos gentios, e dos reis e dos filhos de Israel.
E eu lhe mostrarei quanto deve padecer pelo meu nome
(At 9. 15, 16 ACF).
A percepção de que o chamado para a salvação também é um chamado para a missão me coloca diante de outro dilema, o da renúncia. Todos os que se encontraram com Cristo e foram afetados por mensagem, e por seu chamado, deixaram algo para trás. Isto pode ser visto no confronto entre Cristo e a mulher samaritana, ela deixou o cântaro. É aqui que se revela que o seguir a Jesus é um chamado para o sofrimento. E que o maior inimigo de missões no mundo moderno é a ênfase na felicidade e no conforto. O convite de Jesus é para o seguir e levar a cruz, estamos dispostos?

2 comentários:

  1. Maria cicera torres8 de abril de 2014 às 14:09

    A palavra que sempre lembro desse estudo do livro Genesis é que aquele que te abençoar será abençoado e que te amaldiçoar será amaldiçoado.Nossas palavras e ações tem muito efeito as pessoas não tem noção,

    ResponderExcluir

Agradeço o seu comentário!
Ele será moderado e postado assim que recebermos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Créditos!

Por favor, respeite os direitos autorais e a propriedade intelectual (Lei nº 9.610/1998). Você pode copiar os textos para publicação/reprodução e outros, mas sempre que o fizer, façam constar no final de sua publicação, a minha autoria ou das pessoas que cito aqui.

Algumas postagens do "Paidéia" trazem imagens de fontes externas como o Google Imagens e de outros blog´s.

Se alguma for de sua autoria e não foram dados os devidos créditos, perdoe-me e me avise (blogdoprmedeiros@gmail.com) para que possa fazê-lo. E não se esqueça de, também, creditar ao meu blog as imagens que forem de minha autoria.